top of page
BG7.jpg

Neuromodulação

O Que é a Neuromodulação?

    A Neuromodulação refere-se à modulação da atividade neural para fins terapêuticos. Ao aplicar estímulos elétricos ou magnéticos, é possível influenciar a excitabilidade neuronal e, consequentemente, modificar a função cerebral.

    A Neuromodulação reequilibra a atividade elétrica dos neurônios e, com isso, promove o alívio dos sintomas e retarda e evolução de disfunções como: dores crônicas, fibromialgia, doença de Parkinson, ataxias cerebelares, sequelas de AVC, disfunções cognitivas, depressão, TOC, Ansiedade, TDAH, depressão, ansiedade, distúrbios do sono, sequelas de AVC, zumbido... 

    A neuromodulação não invasiva representa uma nova ferramenta no tratamento de diversas condições neurológicas e psiquiátricas. No entanto, é fundamental uma avaliação individualizada e a combinação da técnica de neuromodulação com a terapia especializada, de acordo com o objetivo terapêutico, lembrando que pode haver contraindicações.

 

Neuromodulação Não Invasiva

   A Neuromodulação não invasiva destaca-se por não exigir procedimentos cirúrgicos, tornando-a uma opção atraente para muitos pacientes. São técnicas seguras e seus efeitos colaterais são mínimos ou inexistentes.

  A aplicação Neuromodulação não invasiva é contraindicada para pessoas que tenham implantes metálicos ou atividade epiléptica não controlada.

As técnicas de Neuromodulação não invasiva que oferecemos na nossa clínica incluem:

 

Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (tDCS)

   O que é: A tDCS envolve a aplicação de uma corrente elétrica constante de baixa intensidade diretamente sobre o couro cabeludo, por meio de eletrodos, em pontos específicos, conforme o objetivo terapêutico.

   Mecanismos de ação: A tDCS pode aumentar ou diminuir a excitabilidade cortical, dependendo da polaridade da corrente e da localização dos eletrodos.

Estimulação Auricular do Nervo Vago (taVNS)

 

   O que é: A taVNS é uma técnica de neuromodulação não invasiva que consiste na estimulação elétrica do nervo vago por eletrodos colocados na orelha.

   Mecanismos de ação: A estimulação do nervo vago modula a atividade do sistema nervoso autônomo e a redução da resposta inflamatória do corpo. O nervo vago desempenha importante papel na regulação de várias funções do corpo, como a digestão, a frequência cardíaca, resposta imunológica, regulação emocional e a resposta ao estresse.

Eletroencefalograma Quantitativo (EEGq) com Mapeamento Cerebral

 

   O que é: O EEGq é um exame que mede a atividade elétrica do cérebro, gerando mapas cerebrais que permitem a identificação de padrões anormais.

   Mecanismos de ação: O EEGq não é uma técnica de neuromodulação em si, mas é fundamental para a personalização de outras técnicas, como a tDCS e o neurofeedback.

Neurofeedback

   O que é: O neurofeedback é um treinamento cerebral via EEG que permite ao indivíduo aprender a autorregular sua atividade cerebral, observando em tempo real os próprios padrões de atividade cerebral.

   Mecanismos de ação: O feedback visual ou auditivo sobre a atividade cerebral permite ao indivíduo modular voluntariamente seus padrões de atividade, reforçando as respostas desejadas.

Agende sua Consulta

Fale um pouco sobre como tem se sentido e deixe suas informações de contato que retornaremos em breve.

Obrigado pelo envio!
bottom of page